sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS - UM POUCO DE TUDO



Resgatar a origem dos brinquedos, brincadeiras e jogos
tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura,
pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir,falar e, sobretudo de brincar e interagir. 
“O construir brinquedos” possibilita à criança o desenvolvimento e conhecimento das suas capacidades criativas e de expressão, que aliadas ao trabalho coletivo permitiram perceber e respeitar as diversidades de idéias e de opiniões do grupo ao qual estão inseridos.

PETECA
MATERNAL II (A)







MÚSICA 

Saci-Pererê

Saci-pererê de uma perna só
Conheço você da história da vovó
Cachimbo na boca soltando fumaça
Gorrinho na cabeça 
Você é uma graça !




MATERNAL II (A) CONFECCIONANDO PIPAS 




















OLHA SÓ!
 ATÉ OS BEBÊS SOLTANDO  PIPA (CAPUCHETA)!






MATERNAL I (A) - LENDA DA CUCA

Cuca é uma personagem do folclore brasileiro, uma bruxa velha com aparência assustadora, possui corpo de jacaré e unhas imensas, dona de uma voz assustadora ela rapta as crianças desobedientes.


Vale lembrar que uma das mais conhecidas cantigas de ninar, pertencentes às músicas folclóricas,
Nana neném que a Cuca vem pegar,
papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar.
Bicho papão, saia do telhado,
deixe a criança (nome) dormir sossegada







MÚSICA 



Pererê-Peralta (Saci)



Me persegue pela mata

Fazendo fumaça, fumando cachimbo

É o Pererê Peralta negro como a noite

Quase que despido,

Pula pula some e dança
Como uma criança
Segue seu destino
Se esconde na floresta
Nunca perde festa
Quer se divertir



A vermelha carapuça

Dá o tom na turma alegre do sítio

Dona Benta se vê louca

Com as travessuras do negro Saci
Dá risada e come fruta
Ele sempre busca vadiar assim
Sempre alegre inteligente
Ele é bicho Gente, ele é o Saci



Pe pe peperê perêperê pepe,pererê

Pe pe peperê pere,perepepe











AS AUXILIARES  ALESSANDRA E NATÁLIA CONTARAM  HISTÓRIAS DO SACI PERERÊ PARA AS CRIANÇAS DO MATERNAL II (A).








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